Vou reproduzi-lo aqui para que todos possam entender a razão deste novo post.
"Mas,o que de facto me agradou,foi o joguinho da macaca.Aos sábados,depois de almoço,toda a família joga a macaca,aqui no meu terraço(desde que não chova,é claro)...Pode ser um disparate,mas é um hábito que dura,pelo menos,desde que meus pais nos habituaram.Amanhã seria dia da macaca!Um abraço.Aí está, então, a forma como nossos amigos portugueses chamam o Jogo de Amarelinha aqui do Brasil lá em Portugal - Jogo da Macaca. Engraçado, né! Mas, bem original, afinal pula-se que nem uma macaca neste joguinho que pertence ao folclore mundial.
Para começar Amarelinha vem do francês 'marelle' que, por adaptação popular ganhou a associação com amarelo mais o diminutivo.
É conhecida por diversos nomes:
Em Portugal há outras variações: jogo da macaca, jogar ou saltar à macaca (no norte), e ainda jogo-do-homem e pé-coxinho.
Em
Regras
Uma das versões do riscado da Amarelinha
O jogo consiste em pular sobre um desenho riscado com giz no chão, que também pode ter inúmeras variações. Em uma delas, exemplificada na figura ao lado, o desenho apresenta quadrados ou retângulos numerados de 1 a 10 e no topo o céu, em formato oval.
Tira-se na sorte quem vai começar. Cada jogador, então, joga uma pedrinha, inicialmente na casa de número 1, devendo acertá-la em seus limites. Em seguida pula, em um pé só nas casas isoladas e com os dois nas casas duplas, evitando a que contém a pedrinha.
Chegando ao céu, pisa com os dois pés e retorna pulando da mesma forma até as casas 2-3, de onde o jogador precisa apanhar a pedrinha do chão, sem perder o equilíbrio, e pular de volta ao ponto de partida. Não cometendo erros, joga a pedrinha na casa 2 e sucessivas, repetindo todo processo.
Se perder o equilíbrio, colocando a mão no chão ou pisando fora dos limites das casas, o jogador passa a vez para o próximo, retornando a jogar do ponto em que errou ao chegar a sua vez novamente.
Ganha o jogo quem primeiro alcançar o céu.
Em uma outra versão, mais complexa, o jogo não termina aí. Quem consegue chegar ao céu vira de costas e atira a pedrinha de lá. A casa onde ela cair passa a ser sua e lá é escrito o seu nome (caso não acerte nenhuma, passa a vez ao próximo jogador). Nestas casas com "proprietário" nenhum outro jogador pode pisar, apenas o dono, que pode pisar inclusive com os dois pés.
Nesta versão, ganha o jogo quem conseguir ser dono da maioria das casas.
(fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Amarelinha)
Com certeza qualquer um de vocês já brincou deste jogo uma vez na vida e a lembrança desses dias gloriosos é sempre muito feliz. O Rui, ao que parece, trouxe esta brincadeira até os dias de hoje e, imagino como deve ser bom "pular a macaca" no seu terraço. Grande privilégio ele tem!
Brasil e Portugal tem muitas semelhanças na linguagem, mas o dia a dia de cada país, revela muitas diferenças e por vezes palavreado engraçado para eles ou para nós.
Imaginem um gringo, ou mesmo um português, ouvir algo do tipo:
- Ó u auê aí! Que quer dizer: Pára com esta bagunça!
- Eu tô qui tô! Que quer dizer: Eu estou super feliz!
Expressões como estas, nem os grandes linguistas como Saussure ou Chomsky poderiam explicar!